Conexões necessárias à moda contemporânea

Vamos falar de consumo…. este tema maravilhoso que tanto nos interessa quanto assusta!

Repensando os novos consumidores e novas posturas de consumo

A sociedade contemporânea vive um momento de crise e nesse momento é necessária uma mudança da postura. Os padrões de consumo que foram impostos há muito tempo precisam ser revisados, sob a condição de impossibilitar a continuidade da qualidade da vida humana na Terra. A educação (ou seria RE- educação?) possui papel fundamental na reformulação dessa mentalidade, juntamente com a educação para o consumo.

Precisamos nos voltar para algo que privilegie uma visão global (de mundo, literalmente), com uma postura mais ética, responsável e solidária. O grande desafio do desenvolvimento sustentável é buscar o equilíbrio entre o desenvolvimento social e econômico, juntamente com a preservação do meio ambiente. E repensar, de fato, o que nos faz feliz…

O novo consumidor deve ser estimulado a fazer com que os seus atos de consumo sejam também atos de cidadania. Cada pessoa deve saber escolher produtos e serviços que satisfaçam suas necessidades sem prejudicar o bem-estar do coletivo, sendo ela atual ou mesmo futuro.

Quando preferimos produtos de empresas que têm preocupação com o meio ambiente, nós usamos o nosso poder de compra para defender o emprego no país. Como? Adquirindo produtos nacionais é uma boa saída. Colaborando para reduzir a quantidade de lixo produzido, evitando o desperdício também.

O ideal é dar preferência aos materiais reciclados/recicláveis, sabendo identificar as empresas que possuem relacionamento correto com seus trabalhadores, clientes, fornecedores, a sociedade em geral.

Para uma empresa manter uma boa imagem no mercado, não basta hoje, somente, prestar bons serviços e oferecer produtos de qualidade. Deve ser uma geradora de empregos e oportunidades e, ainda, manter seus impostos em dia. A empresa tem, ainda, que colaborar no desenvolvimento social da comunidade onde está instalada.

É importante demais mudarmos nossos hábitos seja como consumidores, seja como prestadores de serviço, não importando o seguimento.

Como isso pode ser feito? Vamos frear o consumismo acelerado e fazer escolhas que promovam o desenvolvimento sustentável.

Afinal uma das grandes capacidades que a Moda (grande estimuladora de consumo) tem é de renascer e mudar de padrões constantemente. Isso favorece o aumento de consciência e a renovação de valores.

Se  mantivermos um raciocínio individualista a ponto de saber exatamente o espaço que ocupamos (na vida social, em família, trabalho) e coletiva (no quanto o seu espaço interfere no espaço do outro) teremos encontrado o tão desejado equilíbrio.

Viviane Priscinval Botelho

Aluna da Pós Graduação em Design de Moda com foco em Sustentabilidade

Esta entrada foi publicada em Moda, Sustentabilidade e marcada com a tag , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

6 Responses to Conexões necessárias à moda contemporânea

  1. Lilyan Berlim disse:

    Parabéns Vivi, vc está plantando as sementes das quais as futuras geração colherão os frutos!!! Ser fashion é ser inteligente!

  2. Viviane disse:

    Olá Prof Lilyan, obrigada por todo apoio. O seu papel em nossa vidas é transformador. : )

  3. Soraya Pamplona disse:

    Parabéns Vivi. Sucesso \o/ :D Divando, sendo ECOFASHION! zo/

  4. Lilyan Berlim disse:

    Que seu post sirva de estímulo para todos os alunos!!!

  5. Carla Calvet disse:

    Parabéns Vivi!!! Ficou demais!

  6. Fernanda Caetano disse:

    Vivi,
    Ameiiiii o post,concordo plenamente,e que consigamos praticar o consumo consciente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>